Delicata e As Grandes Mulheres da História

Delicata e As Grandes Mulheres da História

Pode parecer estranho falar sobre pessoas que em um passado não tão remoto precisaram literalmente revolucionar o meio e a época em que viviam para viverem aquilo que queriam e que fazia vibrar os seus corações. Mas, a verdade é que apesar de nos causar uma certa estranheza e mesmo indignação, este contexto existiu – e ainda existe – na vida de muitas mulheres. Pessoas que não tinham/tem a liberdade de ir e vir, de estudar, de trabalhar e etc, pelo simples fato de serem mulheres. Como conseguiram/conseguem viver dessa forma?

Eu, Malu, particularmente não sei. Para mim nada poderia ser mais custoso do que ter tolhida a minha liberdade de ser e estar no mundo; por isso mesmo, desde muito cedo eu aprendi a colecionar exemplos de mulheres que subverteram a ordem até então estabelecida e, através de atitudes consideradas inapropriadas na época, trouxeram o avanço e o progresso das leis e costumes que nos beneficiam hoje.

Assim, justamente por esta minha afinidade com mulheres revolucionárias, foi que fiquei super feliz e empolgada quando o Wanderson – empresário idealizador da Delicata Semi Joias – propôs que criássemos aqui no blog uma coluna dedicada a falar sobre as vida e o trabalho das Grandes Mulheres da História. E, mais que isso, a cada post publicado faremos uma pequena homenagem à personagem escolhida relacionando-a a uma das semi joias do nosso catálogo. Será que eu preciso confessar que estou deveras ansiosa para começar este trabalho?

Quem são as Grandes Mulheres da História?

Por muito tempo nossa sociedade viveu baseada em modelos de comportamentos. Homens, mulheres e mesmo as crianças tinham, desde que nasciam, um caminho previamente traçado de condutas que, a depender da classe social a que pertenciam, lhe proporcionava uma maior ou menor liberdade. A respeito das mulheres, os caminhos que se apresentavam para elas eram geralmente dois: o casamento ou a igreja. O acesso a Educação era restrito àquelas pertencentes às classes sociais mais abastadas e, ainda assim, na grande maioria dos casos era bem limitado em comparação ao dos homens.

Dessa forma, levando em conta o contexto de submissão e sequestro da liberdade que o gênero feminino viveu no passado, a questão que se apresenta como ponto de reflexão neste post é: quem foram ou são, então, as grandes mulheres da história? Ora, quem seriam elas se não todas as que direta ou indiretamente lutaram para fazer com que os seus direitos – e o das gerações futuras – fossem garantidos e respeitados?!

Algumas se tornaram mundialmente conhecidas pela notoriedade das suas atuações e trabalhos (Frida Khalo, Hellen Keller, Marie Curie, Joana D’Arc, Princesa Diana, entre outras…), mas é fato que existiu e ainda existem muitas personagens anônimas, desconhecidas, que contribuiram e ainda contribuem para a transformação da História. E é justamente neste ponto que tanto eu, Malu, quanto a Ju, vamos nos dedicar. Para a construção da As Grandes Mulheres da História nós da Delicata mergulharemos ainda mais fundo neste universo intenso e plural que é o feminino.

É preciso deixar claro que nós da Delicata, através da coluna As Grandes Mulheres da História, não pretendemos estabelecer nenhum tipo de modelo ou padrão para o modo de ser e estar da mulher no mundo. Ao contrário, além da proposta informativa, nossos textos terão sempre como objetivo reforçar e propagar cada vez mais a ideia de que é através da diversidade que acontece o aprendizado e o progresso. Ora, a Delicata Semi-joias é uma empresa que valoriza o feminino em suas variadas formas de manifestação e, justamente por isso, repudiamos todo e qualquer pensamento que justifique e proponha um modelo e/ou ideal de mulher; afinal, cada uma é para nós a nossa mais importante fonte de inspiração.

Feita a ressalva acima, nós queremos ainda fazer da As Grandes Mulheres da História um espaço colaborativo e para isso convidamos vocês, nossas queridas leitoras. Participem e interajam com a gente, seja aqui no espaço de comentários do blog, seja lá no nosso Facebook ou Instagram, e falem para nós quais as mulheres que lhes inspiram e por que?… A nossa pretensão é que esta nova coluna do blog da Delicata reflita não apenas o nosso objetivo de levar o melhor para quem se aproxima do nosso trabalho, mas principalmente fortaleça em cada garota/mulher que a leia, a consciência de que estamos juntas e que cada uma de nós tem o nosso próprio valor.

One Reply to “Delicata e As Grandes Mulheres da História”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *