As Grandes Mulheres da História : Brincos Eleanor Roosevelt

As Grandes Mulheres da História : Brincos Eleanor Roosevelt

Olá queridas leitoras do nosso blog Delicata!

Mais uma segunda-feira, mais um dia de conhecer uma nova história de uma mulher maravilhosa para nos inspirar!

E a escolhida da vez é uma primeira dama que marcou seu nome na história não ficando um passo atrás do marido presidente. Ao invés disso, ela correu atrás do que acreditava, defendeu os direitos humanos, as mulheres e marcou seu nome no mundo, fazendo seu próprio caminho.

Vamos conhece-la?

QUEM FOI ELEANOR ROOSEVELT?

Eleanor nasceu em 11 de outubro de 1884, em Nova York, numa família da alta sociedade. Ela era nada mais nada menos do que sobrinha de Theodore Roosevelt, que foi duas vezes presidente dos estados Unidos. Eleanor ficou órfã muito jovem e foi enviada para estudar em Londres, onde teve uma professora maravilhosa que a ajudou a se tornar uma jovem muito forte. Ao retornar aos Estados Unidos, se envolveu com um primo distante que era então um jovem político em ascensão, com quem acabou se casando em 1905.  Era ele Franklin Delano Roosevelt.

Com o seguimento da carreira política do marido, Eleanor começou a se interessar por assuntos humanitários, apoiou diversas organizações como a Liga das Mulheres Eleitoras – lembram que já falamos dela por aqui? – dirigiu uma fábrica de móveis, ocupou magistérios de Literatura e História em uma escola secundária e chegou até mesmo a se juntar à Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial! Tá bom para começar?

DESTAQUE NA VIDA POLÍTICA

Em 1933, seu marido se tornou presidente. Foi aí que Eleanor começou a ganhar tanto destaque na vida pública quanto ele. Ela passou a defender questões humanitárias e os direitos das mulheres, justiça social e os direitos humanos universais. Nessa época ela já estava totalmente envolvida em questões políticas. Certa vez, manifestou corajosamente seu apoio à cantora Marian Anderson em 1939, quando esta foi impedida de se apresentar na Sala da Constituição Americana, apenas por ser negra. Eleanor tomou a causa para si e garantiu que a cantora se apresentasse nas escadarias do Lincoln Memorial, atraindo uma multidão de cerca de 75 mil pessoas, o que se tornou a apresentação mais marcante da carreira da artista e um protesto contra injurias raciais, garantindo a Eleanor uma imagem de valentia e inspiração em defesa dos diretos humanos. Sua posição como primeira dama, foi completamente diferente de outras primeiras-damas até então. Eleanor atuou como nenhuma antes dela havia feito. Deu mais de 300 palestras para mulheres jornalistas e participou de muitos eventos a favor dos direitos das mulheres, principalmente aqueles que se referiam as afro americanas. Além disso, promoveu os direitos civis de pessoas menos favorecidas, escreveu em jornais, editou uma revista feminina e publicou 4 livros. Atuou durante a Segunda Guerra Mundial, encarregando-se de questões relacionadas à defesa civil, chegando a se opor publicamente a uma decisão de seu marido sobre manter prisioneiros japoneses.

A PRIMEIRA DAMA DO MUNDO

Quando seu marido faleceu, Eleanor continuou ativa em seu papel humanitário. Tanto que recebeu do sucessor de seu marido, Harry Truman, a nomeação de Delegada das Nações Unidas, sendo essencial na formulação do que hoje conhecemos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sua influência aparece claramente em suas ações, em diversas nações do mundo e protege os direitos de homens e mulheres pelo mundo. Por essas ações em defesa das questões humanitárias, o presidente Truman também a nomeou como “A Primeira Dama do Mundo”. Eleanor abriu o caminho para diversas mulheres no ramo da política, deixando um legado que até hoje é inspiração para os defensores de direitos humanos, principalmente das mulheres e das minorias. Todos reconhecem sua marca e sua importância histórica nessas questões. Nunca antes uma mulher teve o destaque, a relevância pública e política que ela conquistou.

Eleanor faleceu em 23 de abril de 1962 aos 78 anos, deixando uma marca histórica que ninguém jamais poderá esquecer.

BRINCOS ELEANOR ROOOSEVELT

E depois de conhecer a história dessa mulher maravilhosa, você precisa conhecer os brincos que levam seu nome, na nossa singela homenagem.

Os Brincos Eleanor Roosevelt tem um desing diferenciado, onde um círculo envolve um ponto de brilho, podendo representar ela circundada pelo mundo onde se destacou.

Se assim como Eleanor, você é uma mulher que se destaca, decidida, determinada e não fica escondida atrás da sombra de ninguém, esse é o par de brincos feito para você!

Espero que tenham gostado da nossa homenageada de hoje e aguardem, porque semana que vem, tem mais uma mulher incrível com uma joia maravilhosa pra você se inspirar por aqui!

Até a próxima!

Fontes de pesquisa: Wikipédia; Unidos pelos Direitos Humanos; A Mente é Maravilhosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *