As Grandes Mulheres da História – Brincos Frida Kahlo

As Grandes Mulheres da História – Brincos Frida Kahlo

Estreando a série de posts sobre As Grandes Mulheres da História, através da qual nós da Delicata pretendemos não apenas falar sobre algumas personagens femininas que deixaram a sua marca no mundo mas, também, contar para vocês de que forma elas nos inspiram na criação das nossas semi joias, é que hoje apresentamos aqui no blog uma das peças mais queridinhas do nosso catálogo: os Brincos Frida Kahlo. Antes, porém, de falarmos sobre eles, comentaremos um pouco sobre a vida e a obra da grande mulher que os inspirou. Vocês já sabem de quem se trata, né?

Sim, se vocês lembraram da multitalentosa e indomável Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, ou simplesmente Frida Kahlo, vocês fizeram a correlação certa. Os brincos Frida Kahlo têm tudo a ver com esta personagem que marcou a história da arte no México e no mundo. Afinal, coloridos e versáteis, eles foram criados com o objetivo de transmitirem a essência da fortaleza e da feminilidade que existe na alma de toda mulher. Dessa forma, sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre a primeira musa inspiradora da Delicata Semi-joias?

Quem foi Frida Kahlo?

“Pés, pra que te quero, se tenho asas para voar?”

Esta frase de sua autoria mostra que Frida Kahlo foi, acima de tudo, uma resistente. Resiliente. Nascida em 06 de julho de 1907, na cidade de Coyoacan no México, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, ou Frida Kahlo como ficou mundialmente conhecida, contraiu poliomielite aos 6 anos de idade. Esta doença lhe deixou sequelas físicas irreversíveis – uma perna mais fina que a outra e um dos pés atrofiados – além de ter sido a válvula de escape para o preconceito e o desprezo de parte dos seus colegas de escola. Tais experiências, todavia, não afetaram a sua vontade de criar, viver, transformar…

Filha e neta de fotógrafos, ela logo percebeu na fotografia uma forma de retratar os próprios sentimentos e o mundo à sua volta. Isso, aliado aos passeios com o seu pai – que a levava como acompanhante quando ele saía para fazer suas pinturas amadoras – despertou muito cedo nela o gosto pela pintura e pela arte. Frida cresceu em meio às festas populares e à crescente ebulição da cultura mexicana.

Aos 18 anos, Frida teve de enfrentar um novo acontecimento que abalou de forma grave e dolorosa a sua saúde: um acidente entre um caminhão e o bonde em que ela estava fez com que uma barra de ferro atravessasse o seu corpo. Tal fato a levou ao coma e, posteriormente, à necessidade de passar por mais de 30 cirurgias – uma tentativa da medicina na época para tentar reduzir os danos do acidente. Foi nesse período de sua vida que Frida Kahlo mergulhou de vez na pintura.

Seus quadros e telas passaram a refletir seus pensamentos, sentimentos e toda a realidade à sua volta. Tanto foi assim que ela rebatia veementemente as opiniões de quem dizia que suas pinturas eram surrealistas: “Nunca pinto sonhos nem pesadelos. Pinto minha própria realidade.”. Frida foi uma mulher intensa, à frente do seu tempo.

Frida Kahlo na atualidade.

Frida morreu em Coyoacán, no México, no dia 13 de julho de 1954. Sua vida e arte, todavia, continuam inspirando ideias e pessoas – principalmente mulheres – no mundo todo até hoje. Sua capacidade de resistir e enfrentar as adversidades da vida, aliada à intensidade da sua alma fizeram com que as suas obras alcançassem fama e reconhecimento mundial.

Incansável defensora dos direitos das mulheres, Frida Kahlo também acabou por tornar-se um símbolo do Feminismo – movimento que estava nascendo em sua época. Hoje, mais de 50 anos depois da sua morte, ela ainda é usada como referência feminista, muito embora algumas manifestações deste movimento ainda insistam em retratá-la escondendo uma das suas principais características: a de pessoa/mulher com deficiência. Ou vocês acham que a vida, a obra e a arte de Frida Kahlo teriam se desenvolvido como desenvolveram se ela não tivesse passado por todas as experiências inerentes à sua condição?

As cores de Frida e a Delicata.

O nosso pensamento ao nos inspiramos nesta que foi uma das maiores pintoras e ativistas mexicanas foi o de trazer para uma das nossas semi joias as cores, a intensidade e a versatilidade que ela tão bem incorporava. Para nós, bem como para tantas outras pessoas pelo mundo afora, Frida Kahlo é sinônimo de feminilidade, fortaleza, diversidade; e foram exatamente tais características que idealizamos para os brincos Frida Kahlo e as nossas clientes que os adquirirem. Dessa forma, nós da Delicata Semi joias esperamos que a nossa inspiração de hoje encontre eco em seus corações. Afinal, encabeçando a nossa lista das Grandes Mulheres da História, ela – Frida – também representa tudo o que de melhor desejamos para vocês, nossas clientes e leitoras: sucesso, fortaleza, resiliência e felicidade. Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre ela e, claro, de conhecerem os brincos com os quais nós a homenageamos. Da mesma forma, deixamos o convite para que continuem acompanhando As Grandes Mulheres da História. Aliás, qual será a próxima?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *