Pérolas: A volta de um clássico.

Pérolas: A volta de um clássico.

Pérolas – Uma moda atemporal.

Para o post de hoje aqui no blog da Delicata Semi joias a gente resolveu trazer um clássico atemporal: Pérolas. Presente no conjunto dos acessórios femininos desde a antiguidade, a pérola é considerada a pedra preciosa mais antiga já conhecida e também já compôs algumas das joias e semi joias mais caras do mundo. Puro luxo, né? Quer conhecer um pouco mais sobre a história dela? Então continua lendo o nosso post!

O que são pérolas?

“Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos – as ostras e mexilhões – em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos, como vermes ou grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia. A pérola é envolvida naturalmente em nácar e bicarbonato de cálcio produzidos pela ostra.” (Wikipédia)

Quando as pérolas se tornaram parte dos acessórios femininos?

Por mais incrível que possa parecer, os escritos mais antigos que mencionam as pérolas nos remetem aos anos 2000 a.C. Muito apreciadas na antiguidade, o próprio nome pérola vem do latim pirla, diminutivo de pira, que significa formato de lágrima. Para os romanos antigos a pérola era um símbolo do amor.

Pérolas na antiguidade

Em muitos paises europeus, durante a idade média, o uso das pérolas só era permitido às pessoas que faziam parte da aristocracia. Foi somente depois da revolução francesa que esta proibição discriminatória foi abolida e elas passaram a ser consideradas um presente ideal para ocasiões como noivados e casamentos. A partir desta “popularização” nasceu também a tradição de se presentear as mães com brincos, colares, pulseiras e demais acessórios adornados com pérolas.

Pérolas X Moda

Neste ponto do texto vou me permitir compartilhar com vocês, nossas leitoras queridas do blog Delicata, uma lembrança para lá de nostálgica que me faz voltar à infância e até sentir o cheirinho do pó compacto que fazia parte do arsenal de produtos de beleza e maquiagem da minha mãe. Deixem-me contar…

Não sei se por conta da minha personalidade um tanto introspectiva, ou como consequência da minha condição de PCD, o fato é que mesmo tendo tido uma infância como a de qualquer outra criança, eu também vivia alguns momentos em que, por um motivo ou outro, me via sozinha. Quando eles se davam eu buscava um dos dos meus dois passaremos preferidos: ou ia brincar de boneca e criar historinhas, ou ia para o quarto da minha mãe fazer da penteadeira dela o meu parque de diversões.

Desta lembrança em especial, o que sempre vem à minha memória é exatamente um colar de pérolas que a minha mãe tinha e guardava com todo cuidado. Nossa, eu o achava simplesmente lindo, e quando finalmente conseguia colocá-lo em mim, me sentia a mulher mais linda do mundo. Sim, eu fui uma criança um tanto precoce… hahaha

Esse meu passatempo se repetiu muitas vezes, isso durante os primeiros anos da década de 90. Acontece que quando eu me tornei adolescente e pensei que finalmente poderia usar aquele lindo colar, senti o gosto da frustração. As pérolas não estavam mais na moda, passaram a ser consideradas acessórios retrôs e só as senhoras da terceira idade continuavam a usá-las. Resultado? Ele continuou guardado no porta-joias da minha mãe e de lá tomou um chá de sumiço sem que eu tivesse o prazer de usá-lo. Uma pena em dose dupla, né, já que justamente agora as lindas pérolas voltaram com tudo, mostrando mais uma vez que se tratam de um dos acessórios mais versáteis na moda mundial.

Sim, elas – pérolas – estão super em alta novamente, fazendo a cabeça da mulherada e compondo peças simplesmente maravilhosas não apenas no universo das joias e semi joias, mas também em peças de roupa, em bolsas, calçados e acessórios diversos. As queridinhas do momento, elas voltaram tanto para as passarelas quanto para as ruas; e, desta vez, tudo indica que vieram para ficar.

De volta ao cenário da moda, as perolas se fazem presentes em diversos acessórios.

As Pérolas da Delicata Semi joias.

Como uma empresa que procura sempre se manter antenada em tudo que compõe o universo feminino e busca abraçar a diversidade de gostos e estilos que diferenciam cada mulher, é que nós da Delicata, sem priorizarmos tanto os ditames da moda, já tínhamos disponíveis em nosso catalogo as mais lindas peças – brincos, pulseiras, cordões – adornadas com as tão queridas e versáteis pérolas. Dessa forma, se você é uma das apaixonadas por pérolas assim como esta que aqui escreve, e quer se presentear nestas festas de fim de ano, se liga nas fotos abaixo.

Catálogo DELICATA

Como podem ver, as semi joias Delicata são peças que podem ser usadas em ocasiões diversas, seja no dia a dia ou em momentos mais especiais e que exigem um quê de sofisticação e elegância no conjunto que forma todo o seu look.

Fazendo-as delicadas e ao mesmo tempo imponentes em todos os seus detalhes e brilho, pretendemos através das nossas peças peroladas empoderar as mulheres que as usam, transmitindo-lhes a certeza de que elas podem ser e fazer tudo o que quiserem. Afinal, ao usar o que desde sempre foi considerado como um símbolo do amor, o que haverá de mais forte do que uma mulher ornada de pérolas?

One Reply to “Pérolas: A volta de um clássico.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *