Dia da Consciência Negra – Exaltando as Belezas que este dia representa

Dia da Consciência Negra – Exaltando as Belezas que este dia representa

Olá queridas leitoras do Blog Delicata! Hoje estou aqui para falar deste dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra! Aqui vamos falar sobre a importância desta data em nosso país, contar um pouquinho da história deste dia e exaltar a beleza das mulheres lindas que esta data representa! Vamos lá…

Você conhece a história do Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra tem sua origem lá atrás, ainda na triste época da escravidão e sua existência se deve a um escravo conhecido como Zumbi dos Palmares. Zumbi se destacou por suas grandes habilidades como guerreiro, capacidade de liderança, coragem e estratégia militar. Isso despertou admiração de seus colegas quilombolas, o que fez com que ele se tornasse símbolo da luta contra a escravidão em sua época. Sua história envolve muitas polêmicas, mas sua luta contra as más condições da população negra na época é inegável. Por isso, o dia 20 de novembro, data de sua morte, foi escolhido para celebrar – se é que podemos definir desta forma – O Dia da Consciência Negra.

Essa data foi incluída no calendário nacional a partir do ano de 2003, mas só se tornou oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 2011 depois da aplicação da Lei 12.519. Em alguns municípios a data é feriado também.

Em pleno século 21 ainda é importante ressaltar um dia como esse, pois apesar de gerar opiniões controversas, ainda vivemos numa sociedade onde as diferenças são gritantes e um dia como esse se faz necessário para criar exatamente a consciência da importância da cultura negra na história do nosso país. Quem sabe um dia a gente cria o dia da consciência humana e para de diferenciar as pessoas pela cor da pele, situação financeira, religião ou etc, etc.

Mas enfim, esse é um assunto que não vamos abordar hoje, pois estamos aqui no nosso cantinho da Delicata para exaltar a beleza das mulheres maravilhosas representadas por este dia que aqui no nosso blog, vamos deixar especial.

Só para encerrar este tópico e a título de curiosidade, em 1988 a Escola de Samba Vila Isabel homenageou Zumbi dos Palmares em seu enredo, conquistando assim seu primeiro título de campeã no Carnaval daquele ano.

Vamos falar um pouquinho de moda?

A contribuição da cultura afro no nosso dia a dia é inegável, está presente em diversos aspectos e na moda não poderia ser diferente. Recentemente, uma das tendências de maior sucesso foram as estampas étnicas em roupas e acessórios, que fizeram o maior sucesso, representado por muitas cores, estampas alegres e inspirações em animais. Não demorou muito para que essas tendências chegassem às passarelas não só do Brasil, mas do mundo todo. Um ponto interessante é que a vestimenta africana traz consigo um certo toque de tradição; a roupa se torna uma maneira de se expressar, de mostrar sua marca pessoal através da vestimenta. Ao contrário do que acontece não maior parte do mundo, onde a mulher se veste para se sentir incluída numa tribo, na África mais tradicional, a roupa é usada como forma de se destacar já que a mulher já faz parte de uma “tribo” por assim dizer.

Resultado de imagem para tendencias de moda africa
Fonte: (Herica Gabrielli)
Resultado de imagem para tendencias de moda africa
Fonte: (Pinterest)

Além das estampas, os turbantes e adornos de pano para cabelos são outro exemplo da influência africana na moda do mundo todo. Até mesmo as bebezinhas entraram nessa onda e vamos combinar que ficaram umas gracinhas, não é mesmo?

Resultado de imagem para turbantes moda africa
Fonte: Moda Girls Chique)
Resultado de imagem para turbantes moda africa
Fonte: WordPress
Resultado de imagem para turbante para crianças
Fonte: (Anderson Lopes)

E claro, como não poderia faltar, os acessórios estão sempre presentes também. Pulseiras, brincos, colares, braceletes, tudo feito de matérias “rústicos” como madeiras, cordas, miçangas, tudo muito alegre, com muita cor, representando toda a tradição e cultura africanas.

Resultado de imagem para acessórios moda africa
Fonte: Depositphotos
Resultado de imagem para acessórios moda africa
Fonte: Depositphotos

Mulheres Maravilhosas e suas escolhas para exaltarem suas belezas

Para finalizar, pedi para lindas mulheres que eu conheço, gente como a gente, para escolherem aqui no nosso catálogo, as semi-joias que elas mais gostassem e que me dissessem o porquê de terem escolhido essas peças. Vamos conferir?

“Escolhi este par de brincos maravilhoso, porque combina com meu estilo, ressalta com meus cachos e porque tem esse nome lindo – que no caso é o meu também! Perfeito!”

Ana Beatriz, Autônoma, 28 anos

“O brinco eu achei muito bonito pelo fato de representar pra mim uma mulher de negócios e combinar para o ramo bancário, que é onde eu trabalho, então usaria para trabalhar. E o colar, como tenho muita fé e Nossa Senhora é minha mãe do céu, assim que vi, já amei, porque o terço representa pra mim a proteção divina, a fé em Deus  e em Nossa Senhora.”

Maria Carolina, Bancária, 32 anos

“O brinco me lembra as estampas tribais e a pulseira me lembra bracelete, esses dois estão ligados a comemorações,  eventos importantes para a realeza africana e o  bracelete também me lembra força, que é algo que está presente na cultura e no dia a dia.”

Amanda, Estagiária, 22 anos.

Então é isso queridas leitoras! Aproveitem não só este dia, mas todos os dias, exaltem suas belezas, escolham seus acessórios e saiam para arrasar! Até a próxima!

Fontes: Blog Toda Matéria, Blog Tudo Com Moda, CEERT (Centro de Estudos das relações de Trabalho e desigualdades)

7 Replies to “Dia da Consciência Negra – Exaltando as Belezas que este dia representa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *