E o Outubro é Rosa aqui na Delicata.

E o Outubro é Rosa aqui na Delicata.

Todos juntos pela vida.

Mês de outubro começando e com ele tem início mais uma vez a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama conhecida mundialmente como Outubro Rosa. E nós da Delicata Semi-joias, como uma empresa essencialmente voltada para o público feminino, não podíamos deixar essa temática passar em branco aqui no blog.
Sim, nós fabricamos semi-joias e aparentemente o nosso trabalho é apenas voltado para promover e realçar a beleza que todas as mulheres trazem. Mas, a verdade é que uma das premissas básicas que norteiam a Delicata diz respeito à valorização do feminino, à promoção do bem estar e da felicidade de todas as que de alguma forma se aproximarem do nosso trabalho. Sendo assim, e indo à temática do nosso post de hoje: você sabe o que é o Outubro Rosa?

Como e onde nasceu o Outubro Rosa?

Uma campanha internacional de conscientização sobre o autocuidado e a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos quando vários estados daquele país, de maneira isolada, passaram a fomentar ações lembrando a importância do exame de mamografia e da prevenção do câncer de mama. Tais ações aconteciam sempre no mês de outubro, o que fez com que o Congresso Americano aprovasse um projeto que instituía este como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.

Oficialmente estabelecido em meados da década de 90 como o mês da campanha, a história do Outubro Rosa está intimamente ligada à fundação Susan G. Komen for the Cure e à Corrida pela cura. Foi a Fundação Susan G. Komen for the Cure quem lançou e distribuiu os laços cor de rosa – símbolo mundialmente conhecido – aos participantes daquela corrida que, desde então, acontece anualmente na cidade de Nova York.

Curiosidades sobre o Outubro Rosa: O Laço Rosa.

Laço Rosa = Luta pela Vida

De Nova York para o mundo, as atividades do Outubro Rosa foram e ainda são voltadas para a questão da conscientização e da necessidade de um diagnóstico precoce. Afinal, no caso do câncer em quaisquer das suas manifestações, quanto antes ocorrer a sua descoberta, melhor e mais eficaz será o tratamento, certo?

O Outubro Rosa no Brasil.

Apesar de o laço rosa ter se tornado ao longo do tempo o principal símbolo desta campanha de esclarecimento sobre as causas e a prevenção do câncer de mama, algumas cidades do mundo começaram a adotar também a prática de iluminarem os seus prédios e monumentos com a cor rosa. Aqui no Brasil, a primeira ação nesse sentido aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, também conhecido como Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi iluminado com uma luz cor de rosa em homenagem à campanha.

A partir desse ato, o movimento em prol da saúde da mulher ganhou força no Brasil, e centenas de cidades aderiram ao Outubro Rosa, não apenas estampando prédios, monumentos e fachadas com o laço e a cor da campanha, mas principalmente implementando ações de conscientização e até mesmo mutirões onde é possível a realização de exames preventivos como a mamografia.

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama deve começar em casa. Por mais estranha que possa parecer a afirmação do enunciado anterior, está nela uma importante verdade. Nós, mulheres, podemos adotar uma série de atitudes que diminuem consideravelmente a possibilidade de desenvolvimento desta doença. A primeira delas com certeza diz respeito a uma alimentação saudável, rica em vegetais e com baixo consumo de industrializados e carnes vermelhas. Outro fator de suma importância também é a prática de atividades físicas, esportes e a adoção de hábitos saudáveis como não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.
Além das práticas mencionadas acima, como um espaço voltado para mulheres, o blog da Delicata não poderia deixar de mencionar a importância do autoexame – que nada mais é do que a mulher tocar, conhecer as próprias mamas.

Para quem é indicado o autoexame e como fazer?

O autoexame é um aliado no diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

O autoexame é recomendado para todas as mulheres a partir dos 20 anos e pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. Siga as seguintes instruções para o autoexame:

Em frente ao espelho:
Posicione-se em frente ao espelho; Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos; Coloque as mãos na cintura fazendo força; Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo; Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho):
Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça; Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda; Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas; Sinta a mama; Faça movimentos circulares, de cima para baixo; Repita os movimentos na outra mama.

Deitada:
Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita; Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão; Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente); Depois apalpe as axilas; Inverta o procedimento para a mama esquerda.

O câncer de mama tem cura?Sim, apesar de ser o mais comum entre as mulheres – o número de casos cresce entre 5% e 10º% ao ano –, quanto mais cedo se der o seu diagnóstico, maiores as chances de cura – 95% de chances. E por isso a campanha do Outubro Rosa se faz tão importante. Infelizmente, agora falando sobre a natureza humana independente de sexo e gênero, nós ainda precisamos de estímulos para realizar aquilo que nos é necessário de fato. E é exatamente este o aspecto psicológico por trás do Outubro Rosa e de todas as outras diferentes campanhas que acontecem mensalmente pelo mundo afora: estimular em nós a busca pela prevenção, a prática de hábitos saudáveis e de uma melhor qualidade de vida. A partir desta percepção, nós da Delicata Semi-joias encerramos este post deixando o seguinte lembrete: Toque-se, pois o autocuidado e a prevenção podem – e seguem a – salvar vidas.

Fonte: https://www.gineco.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *