Empoderamento: A Palavra de Ordem Contra a Depressão.

Empoderamento: A Palavra de Ordem Contra a Depressão.

Ligue CVV 188

Como uma empresa que tem entre as suas premissas mais importantes o desenvolvimento da felicidade na vida das pessoas, a Delicata Semi-Jóias reconhece que a palavra de ordem no momento social em que vivemos é empoderamento. Assim, correndo o risco de pecarmos pelo exagero, ousamos dizer que, desde que caiu no gosto popular, em cem por cento dos casos nos quais os termos “empoderamento” e seus derivados foram utilizados, eles estavam ligados exclusivamente ao universo feminino. Nada surpreendente se atentarmos para o significado da palavra e, claro, para todas as questões inerentes ao contexto em que ela é empregada – violência doméstica, feminicídio, assédio sexual, relacionamento abusivo e etc.. Aqui neste post, todavia, propomos uma reflexão mais ampla sobre o termo, pois pretendemos analisar a importância do empoderar-se não apenas para a mulher, mas para a pessoa, o ser humano – independente do gênero.

Pensamos ser esta uma consideração oportuna, tendo em vista não só o fato de que recém começamos a campanha do Setembro Amarelo, mas principalmente quando levamos em conta o número cada vez maior de indivíduos vivendo transtornos ligados à ansiedade e à depressão. “Mas, o que uma coisa tem a ver com a outra?”, você que nos lê agora pode estar se perguntando. E é para te responder esta questão que nós da Delicata te convidamos a continuar a leitura e seguir com a gente nesta reflexão. Vamos lá?

Para começar: você sabe o que é o tal empoderamento? Explicando em poucas palavras, o conceito de empoderamento diz respeito a um processo que se constrói através da conscientização e da informação; e ele acontece quando há a tomada do poder por parte de uma pessoa ou coletividade. Para os fins a que se propõe este texto, é preciso deixar muito claro que o tipo de poder a que estamos nos referindo não tem nada a ver com posições hierárquicas, status social e etc…


A reflexão aqui gira em torno do poder pessoal que cada pessoa tem e exerce – ou pelo menos deveria exercer – sobre si mesma, sobre seus pensamentos, sentimentos, autoestima e emoções. Afinal, são estes que, a depender do modo como nos portamos diante da vida e do quanto menos saudável eles se encontram, acabam por dar origem a um quadro sintomático de depressão e/ou outros transtornos afins. A partir de tal consideração podemos concluir que, quanto mais assumimos o nosso poder pessoal, ou ainda usando a expressão do momento, quanto mais vivenciamos o processo de empoderamento, menos suscetíveis ficamos a estados de desequilíbrio e doenças psicoemocionais.

Reconhecemos que falar e escrever sobre isso é fácil; que, na prática, a busca pelo próprio poder e a luta contra a depressão se revestem de dificuldades e transtornos infinitamente maiores. Por isso, se faz necessário o engajamento da sociedade como um todo: poder público, iniciativa privada, ONGs e cidadãos de forma geral. E é exatamente aqui que a Delicata Semi-jóias assume a sua responsabilidade social e se propõe a ser mais uma voz no debate que discute a importância da saúde mental e das práticas de prevenção ao suicídio. Para isso, nos parágrafos a seguir, proporemos alguns conselhos; um misto de exercícios e atitudes práticas, tanto para quem vivencia a depressão como para quem convive com esta doença indiretamente – através da experiência de um familiar, amigo ou ente querido. Lembre-se: qualquer que seja a sua realidade, contar com uma rede de apoio é fundamental.

Vamos lá. Se você convive com alguém que experimenta temporariamente a situação da ansiedade, da depressão ou de qualquer outro transtorno de ordem psicoemocional: estude, se informe, pesquise sobre o assunto, não julgue, não condene, não exija mudanças bruscas, acolha, abrace, seja presente, conscientize quando necessário, mas sobretudo ame. Tenha em mente que agindo assim você não resolverá o problema, afinal ele diz respeito a outra pessoa e a sua solução não depende de você; mas, desse modo, você será parte importante do que pode vir a ser a solução. Lembre-se: o mundo já está superlotado de dedos que apontam; aja na contramão desse caminho, seja um daqueles abraços que protegem, erguem ou simplesmente acolhem. A vida vai lhe sorrir em resposta.

O nosso segundo conselho, e ele já traz a tiracolo também uma reflexão, é dirigido a você que, por experiência própria, sabe o que é ter e viver a depressão: não desista! Imaginamos que a sua vida anda longe de ser/estar como você gostaria e compreendemos o quanto a distância entre o que você deseja e o que você vive te causa dor; mas, lembre-se, tudo se transforma a todo instante. E, sim, por mais irreal que te pareça esta ideia, a mudança que você tanto deseja e espera que aconteça depende em grande parte de você, do seu trocar de perspectiva/foco, da sua vontade de melhorar. Não esqueça que mesmo os diamantes que parecem rígidos e, por isso, imutáveis, podem ser modificados, lapidados, e o mesmo se dá com os seus pensamentos/sentimentos negativos e emoções.

Tal processo de melhora e busca pelo próprio empoderamento exige esforço? Sim. Muito! É necessário trabalho, paciência e perseverança? Constantemente. Mas, acredite, se dedicar firmemente nesta estrada vai te dar frutos de cura, melhoria e renovação. Quando você se cuidar e amar, quando você se acolher e respeitar, a dor no seu coração aos poucos vai diminuir, até cessar, acredite! Alimente a esperança, a fé em você e na vida. Viva o hoje. Fique. Resista! Do amanhã, Deus, o Universo ou seja lá o nome da Força que você acredita, cuidará.

Que você encontre o bem estar e a felicidade que procura, deseja e merece. São os votos de todos nós que formamos a Delicata.

Fiquem em paz! E até a próxima!

One Reply to “Empoderamento: A Palavra de Ordem Contra a Depressão.”

  1. Muito top essas informações. Vou falar sobre um tema bastante preocupante e que tem se tornado cada vez mais comum entre a nossa polpulação brasileira e no mundo em geral, a DEPRESSÃO. Na minha opinião, os principais vilões da depressão hoje são as redes sociais, as mídias sociais. A tecnologia tem avançado cada vez mais e deixando um vazio enorme nas pessoas. Elas buscam se preencher de algo no qual as deixam ainda mais vazias. Não há mais diálogo e uma boa relação entre as pessoas, em casa na família é a mesma coisa, ninnguém mais pára pra bater aquele papo legal, todos vão para o telefone e passam a maior parte do dia nele. Acho que temos que nos educar perante isso, ou então estaremos caminhando para um abismo ainda maior, que só tende a crescer…essa é a minha opinião…Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *